Windows para tablets só em 2012


A Microsoft só deverá lançar a versão do seu sistema operativo optimizada para tablets na segunda metade de 2012, a tempo do regresso às aulas. A informação é hoje veiculada pela Bloomberg, que cita fontes próximas do processo para avançar a informação.

Segundo as mesmas fontes, a agência indica que os testes a uma nova versão do Windows começam já no final do ano com parceiros e clientes, mas o lançamento oficial da versão só acontecerá mais tarde.

De acordo com os dados disponíveis, pode estar em causa uma versão especifica do Windows 7 talhada à medida de ecrãs mais pequenas, uma autonomia de bateria mais exigente e controlo de aplicações por gestos.

As informações não têm para já confirmação da Microsoft, embora se saiba que a empresa está a trabalhar numa nova geração do Windows e que reconhece os tablets que tende a ganhar mais peso no mercado dos PCs.

O que é certo é que quanto mais tempo a empresa demorar a fazê-lo mais longe chegarão os seus principais concorrentes nesta área: a Apple e a Google, através do Android.

Como refere um analista da Gartner citado pela agência noticiosa "se 2011 é o ano da guerra dos tablets, a Microsoft chegará extremamente atrasada a essa batalha".

A confirmar-se a data de lançamento pela Microsoft de um sistema operativo "formatado" para tablet PCs só em 2012, o mais provável é que a fabricante "ataque" este mercado quando a Apple já estiver numa terceira geração do iPad, o mesmo que deverá acontecer com o Android.

Asseguram previsões da Scottsdale que em 2015 serão vendidos 118 milhões de tablets. Só este ano, está prevista a chegada ao mercado de mais de 100 novos modelos deste tipo de dispositivos.

De sublinhar que o Windows 7 já suporta tablet PCs. O que está em questão é o lançamento de uma versão desenhada de raiz para este tipo de dispositivos.

0 comentários:

Postar um comentário